29
maio
10

Peg ends

Eu, como boa parte dos flatlanders, tenho pegs de alumínio. Elas são leves, vem em diversas cores, e são fabricadas por muitas companhias. Porém apresentam um grande detalhe: são fácilmente desgastadas. E este desgaste acaba com os tênis depois de um certo tempo, além de que pegs de metal podem fazer um estrago na superficie em que você anda!

Claro que existem soluções! A melhor delas são as pegs feitas de plástico (ares khe precision sequence). Estas não possuem tantos fabricantes e nem são tão baratas quanto as pegs de alumínio, mas são leves e não deixam “pontas” cortantes. Recentemente uma marca brasileira lançou pegs de plástico coloridas, feitas para street, mas nada que uma lixa de skate não resolva (só não pode molhar!). Futuramente postarei sobre estas pegs.

Outra solução são as pegs com pontas de metais “duros” (geralmente aço inoxidável (sequence d.o.m), porém algumas tem titânio!). A desvantagem, além do preço, é que elas ficam mais pesadas.

Quando fui comprar as peças da minha bicicleta, pensei em durabilidade, performance e peso. Mas também pensei na aparência. Comprei cubos e pegs verdes. Ficou muito bonita, mas quando fui andar pela primeira vez (no asfalto) as pegs já começaram a “descascar”. E a situação piorou quando fui para um pico de cimento : em uma queda “seca” as pegs tiraram uma lasca do chão (a qualidade do cimento também não colaborou!). Primeiramente pensei em comprar pegs de plástico, mas eu gostava muito das minha pegs verdes. Foi aí que eu tive a idéia de colocar alguma coisa na ponta das pegs. Pesquisei no global flat, e nada. Tentei encher de fita isolante, silicone, etc… Mas nada dava certo. Até que veio a grande solução: Porque não usar “luvas” de canos como Peg ends??




Segue abaixo o tutorial:

>> Ferramentas:

1- Serra tico-tico; 2- Suporte para a serra; 3- Régua; 4- Tesoura; 5-  Silver Tape.

O suporte para a serra não é muito necessário, e quanto à fita, tem que ser Silver Tape (essa meio prateada, também chamada de duct tape) outras fitas (isolante, durex, …) não aguentam.

>>Material:

O material é muito símples: trata-se de uma “Luva símples” (serve para unir 2 canos), cuja medida você calculará abaixo, e que é encontrada em qualquer loja de materiais (junto com as ferramentas também). Existem “luvas” brancas e marrons. Opte pelas marrons, pois as brancas se quebram mais fácilmente. Neste tutorial usei “luvas” da marca Tigre.

O melhor de tudo é que cada luva custa só R$ 0,45, e dá para se fazer 2 peg ends.

>>Medida:

Cada peg vem com medidas diferentes, então não posso indicar o tamanho de luva que eu usei pois só servirá nas minhas pegs (Uso pegs Infinity KA. Se for o seu caso, é só pedir “Luvas símples de 25mm da tigre”, encaixam perfeitamente).

Para decidir qual Luva usar, você pode fazer uma pequena conta (recomendo), ou ir na “tentativa e erro” (comprar luvas de vários tamanhos e ir vendo qual encaixa).

Para fazer a conta, primeiramente meça o diâmetro interno da sua peg (a maior distância entre as “bordas”):

No meu caso foi de 3,1cm (é importante ter essa precisão de milímetros).

Em seguida multiplique este valor por 3,14 (equação do perímetro da cincunferência. E você se perguntando aonde iria usar a matemática da escola? rsrs). No meu caso ficou:

Corte um pedaço de papel (igual ao da figura abaixo) com a largura igual ao valor encontrado, no meu caso 9,8cm:

Pegue este papel e vá à loja de materiais, peça (ou escolha) uma luva em que o papel se encaixe na área externa:

*Lembre-se que cada luva rende 2 pegs ends. Compre algumas de reserva, pois as luvas se desgastam.

Com a serra tico-tico, corte a luva ao meio. (se você tiver acesso à uma serra elétrica, use a).

*Um jeito mais rápido de serrar é passando a luva contra a serra:

Depois de partida ao meio, é bom dar uma lixada nas pontas (com uma lima ou mesmo esfregando no concreto), só para tirar o excesso.

Corte a Silver tape do tamanho da circunferencia, no meu caso uns 10cm:

Enrole a fita na luva,  e corte (e guarde) os excessos de fita em pedaços:

Coloque o peg end no peg da bicicleta, fazendo movimento circular para não rasgar a fita:

*Se ficar folgado, pegue aqueles excessos de fita e cole no peg end. Se não entrar, tire um pouco de fita.

*Para deixar a aparencia um pouco melhor, eu coloquei fita isolante na parte de dentro:

>>ATENÇÃO!

Esse modelo de luva acima é recomendado para pisos não tão ásperos (cimento, cimento queimado). Se você anda no asfalto ou outro piso mais áspero, opte por uma luva mais grossa, como esta:

Eu a uso para andar no asfalto, e é mais difícil de desgastar. Só não me recordo o modelo e tipo!

Quaisquer dúvidas, comentem! Vlw!

12 Responses to “Peg ends”


  1. 1 GuiGoles
    maio 29, 2010 às 1:30 pm

    manooo
    voce me salvou mesmo…
    vc eh meu genio da lampada…
    vou agora mesmo comprar os materias…
    ahhahaha
    tomara que de certo (yn)
    hhahhaha
    valeu msmo 😀

  2. 2 gian carlo
    maio 29, 2010 às 1:36 pm

    nossa muito boa a ideia dos canos ,assim como todo flatlander tenho esse problema com pegs de descascar as pontas,eu fico irado quando raspa,e marca a lateral da pegs putzzzzzz ela fica muito feia,eu olho as do lisias nossa parece nova,bom isso depende do local onde vc treina tambem mas agora desencanei tenho cuidado especial com a bike de nao deixar cair…esse é o segredo…abrssssssss a outra coisa é a lixa depende da manobra a lixa arranha toda a palma das mao isso é muito desconfortavel..abrssssss a todos ums bom treino….

  3. 3 Alessandro
    maio 29, 2010 às 2:51 pm

    Nossa que idéia incrível !!
    as minhas já estão todas machucadas…
    Ótima matéria !!
    Só aqui mesmo para encontrar isso..

    Abraços e bom treino..

  4. 4 Bruno topera
    maio 30, 2010 às 12:05 am

    HIHIHIH mano adorei sua ideia vo fazer isso nas minhas peg pq treino muito em asfalto vlw freflat sua ideia foi exelente

  5. 5 mizo
    maio 30, 2010 às 6:37 am

    otima ideia, e barata tbm, facil de fazer!!!

  6. 6 nene
    maio 30, 2010 às 12:01 pm

    tbm gostei da ideia parabens…

  7. 7 gustavo
    junho 2, 2010 às 7:14 pm

    man….vc tambem me salvou…vc e um genio da lampada como se diz o guigoles…cara muitoo sytle mesmo….parabens….obrigado mesmo…….to feliz agora…minhas pges estao todas gastar ja ate ta amassada….perfect…valeu FREE melhor si te de flat do MUNDO!!

  8. 9 Sansão
    junho 11, 2010 às 12:28 pm

    Essa semana dei uma geral na minha bike
    levei minhas pegs num torneiro, pedi pra que ele dasse uma lixada nelas
    e aproveitei fui em um deposito de contrucão e comprei as luvas
    foi mais facil que eu pensava
    valeu pela dica!

  9. junho 11, 2010 às 7:56 pm

    showwwww
    otima ideia!!!!
    é nois flatland in da house!!!
    cya


Deixe um comentário

Bookmark and Share

Feed RSS

freeflat.wordpress.com -//- 2010

